Joomla TemplatesWeb HostingWeb Hosting
Parceiros
banner-creduni.gif logotipo luiz mendes - vertical.jpg fortes.gif wellington2.jpg

Cafezinho e Descontração

Twitter: Estou lá também, siga-me.

Olá Amigos

Depois de alguns pedidos iniciei minha vida no Twitter

Siga-me também:

http://twitter.com/joaomarcelopb

João Marcelo

 

Comissão autoriza testes para obtenção de registro profissional

Comissão autoriza testes para obtenção de registro profissional

Fonte: Agência Câmara / CFC

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na quarta-feira (28), a realização de exame de suficiência (teste composto por disciplinas obrigatórias presentes nos currículos de graduação) como requisito para a obtenção de registro profissional.

A medida está prevista no Projeto de Lei 559/07, do deputado Joaquim Beltrão (PMDB-AL), que autoriza os conselhos federais das diversas áreas a exigirem tal exame, como já é feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A decisão de tornar o exame obrigatório ou não caberá, de acordo com o texto, a cada conselho profissional.

O relator, deputado Roberto Santiago (PV-SP), defendeu a aprovação da proposta e ressaltou a importância da avaliação de suficiência como forma de aferir se o profissional recém-saído da faculdade está capacitado a ingressar no mercado de trabalho. "É mais um meio de impedir o mau profissional de exercer a atividade, beneficiando, em consequência, toda a população que necessite de seus serviços", disse.

Santiago lembrou que recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decretou a ilegalidade de atos dos conselhos federais de Contabilidade e de Medicina Veterinária, que instituíram os exames de suficiência por meio de resoluções. "O entendimento do STJ é que só uma lei - como ocorre no caso da OAB - pode criar restrições ao exercício das profissões", explicou. Segundo o relator, a nova legislação acabará de vez com questionamentos dessa espécie.

Tramitação
O projeto, que tem caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

- PL-559/2007

Reportagem - Marcelo Oliveira
Edição ? João Pitella Junior
 

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2010: Inscrições até 15 de maio

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2010: Inscrições até 15 de maio

Fonte: Comunicação CFC

Período de inscrições para a edição 2010 do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar é de 31 de março a 15 de maio. Todos os municípios podem participar!

Entre os dias 31 de março e 15 de maio estarão abertas as inscrições para o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, organizado pela ONG Ação Fome Zero. Em sua 7ª edição, o Prêmio seleciona as melhores práticas de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os formulários de inscrição já foram enviados pelo correio a todas as prefeituras do Brasil. Também é possível optar por inscrever o seu município pela Internet (ao invés do formulário em papel). Basta acessar o site www.premiomerenda.org.br ou www.acaofomezero.org.br.

A seleção e premiação dos municípios serão feitos a partir da análise de diferentes aspectos da gestão do programa, como: esforços administrativos e financeiros empreendidos, qualidade nutricional da merenda oferecida, participação ativa dos conselhos de alimentação escolar (CAE) e iniciativas da administração pública para a promoção do desenvolvimento local.

No total serão 25 municípios premiados. Neste ano o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar irá premiar 4 municípios em cada região do Brasil e outros cinco municípios em categorias que destacam as cidades por tamanho e pelos projetos especiais que desenvolvem. São elas: Capitais e Grandes Cidades, Pequenas Cidades, Valorização Profissional das Merendeiras, Município do Semi-Árido e Merenda Indígena e/ou Quilombola.

Como nas edições anteriores, a premiação será concedida em cerimônia de projeção nacional, em Brasília, com a presença do Presidente da República e com a participação dos prefeitos inscritos.

O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar pretende que ao destacar boas administrações da merenda escolar elas virem referências regionais e possam gerar um círculo virtuoso em relação à administração dos recursos públicos destinados à alimentação escolar.

Por isso a premiação não termina na cerimônia de premiação. As cidades premiadas têm seus projetos divulgados por vários meios, mas principalmente nas publicações e cursos promovidos pela Ação Fome Zero.

Inscreva seu município e mostre que sua gestão faz a diferença.
Participe!

 

Balcão Universitário promove palestra “Nota Fiscal Eletrônica”

Balcão Universitário promove palestra “Nota Fiscal Eletrônica”

A atividade gratuita será realizada no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB sendo necessário fazer a inscrição por e-mail

O Projeto de Extensão Balcão Universitário de Informações Contábeis e Tributárias realiza nesta terça-feira (27), às 19h, no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), campus de João Pessoa, a palestra “Nota Fiscal Eletrônica”, aberta ao público em geral.

O projeto está ligado ao Núcleo de Contabilidade Aplicada do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba (DFC/CCSA),

A coordenadora do Projeto Balcão, professora Valdineide dos Santos Araújo, destacou a importância do tema, visto que até o final deste ano, segundo ela, praticamente todas as empresas do país estarão obrigadas a utilizar a Nota Fiscal Eletrônica.

Na Paraíba, segundo a professora, até o momento somente as grandes empresas já utilizam a NFE, que além de reduzir custos para os que faturam, aumenta a segurança na arrecadação do Governo, diminuindo sensivelmente a sonegação fiscal.

Palestrante

O palestrante convidado, Lecivaldo Cavalcante de Lacerda Lima, é auditor fiscal do Estado da Paraíba, gestor do Núcleo de Documentos Fiscais da Secretaria do Estado da Receita, e responsável pela implantação do Projeto da Nota Fiscal Eletrônica na Paraíba.

Tendo como público alvo os estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis, bem como os demais interessados pelo tema abordado, a palestra tem entrada franca, havendo, entretanto, necessidade de efetuar inscrição pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Projeto Balcão

Promotor do evento, o Projeto de Extensão Balcão Universitário de Informações Contábeis e Tributárias aberto à Comunidade foi criado em 1997 e atualmente é composto por seis professores e sete alunos bolsistas e extensionistas colaboradores.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-7486
 

Saiu o resultado do 7º Congresso de Iniciação Científica em Contabilidade

O IMPACTO DA RESOLUÇÃO DO CMN Nº 3.456 NOS ATIVOS DE INVESTIMENTOS DOS FUNDOS DE PENSÃO DO BRASIL
Dados do Trabalho:
Código: 9
Área Temática: Atuária
Tema: Fundos de Pensão
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
O trabalho visa analisar o ambiente dos fundos de pensão brasileiros, dada a importância que representam ao acumular o patrimônio de milhares de participantes e de serem importantes investidores institucionais. Nesse ínterim, foi realizada uma análise da então vigente legislação dos fundos na área de investimentos, a resolução do CMN nº 3.456. A partir de uma análise de dados dos dezesseis maiores fundos de pensão do Brasil, a partir da vigência da nova legislação, contemplando o período entre o mês de junho de 2007 até junho de 2008, verificou-se se as mudanças da legislação impactaram a alocação dos segmentos e dos ativos. Foi verificado também que alguns ativos, como Cotas de Fundos de Investimentos e Certificados de Depósitos Bancários, ganharam destaque após a resolução, devido às vantagens tributárias e taxas aplicadas no mercado, durante o período observado. Atentou-se ainda ao fato de que apenas duas entidades alocam mais de 40% de seu patrimônio no segmento de renda variável, sinalizando que mesmo com a flexibilização da legislação, as entidades nacionais caracterizam-se pelo conservadorismo, alocando a maior parte de seus recursos em investimentos de renda fixa, a fim de garantir as reservas e o equilíbrio atuarial dos planos de previdência.
Autores do Trabalho:

VANESSA ALVES DA COSTA
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Um estudo do investimento público em educação básica no Brasil e do desempenho dos alunos em avaliações nacionais por Unidade Federativa no período de 1998 a 2007
Dados do Trabalho:
Código: 12
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Contabilidade Governamental
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A universalização do ensino fundamental no Brasil nas últimas décadas deslocou o problema da freqüência escolar para o nível de qualidade das aulas, que pode ser avaliado pelas baixas notas dos alunos em provas nacionais como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a Prova Brasil. O estudo teve por objetivo tabular os investimentos públicos em educação e as notas nas avaliações nacionais por unidade federativa de 1998 a 2007 e analisar a correlação entre esses fatores, a fim de concluir se maiores recursos financeiros estão associados a um melhor desempenho escolar. A metodologia de pesquisa, caracterizada como exploratória e bibliográfica, se desenvolveu por meio de análises de correlações. Os resultados indicaram que as notas nas avaliações não estão diretamente relacionadas com o investimento por aluno, contrariando a expectativa de que maiores recursos estivessem interligados a desempenhos superiores; dessa forma o trabalho em suas considerações finais apresentou que o adequado investimento tem papel fundamental para a expansão e manutenção da rede de ensino, porém as variáveis com maior impacto e poder explicativo para a proficiência escolar não estão diretamente relacionadas ao dinheiro aplicado, mas sim a variáveis não mensuráveis como as características do aluno e de sua família.
Autores do Trabalho:

FERNANDO GASPAROTTO PUCCINELLI
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

VALMOR SLOMSKI
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

UMA ANÁLISE SOBRE O ENCAMINHAMENTO DAS CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Dados do Trabalho:
Código: 19
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Contabilidade Governamental
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A consolidação das demonstrações contábeis públicas tem como objetivo permitir a visão global do resultado nacional e a instrumentalização do controle social, através do conhecimento e da disponibilização de agrupamentos do setor público. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar se os municípios do Estado do Rio Grande do Norte (RN) cumpriram o encaminhamento de suas contas anuais de acordo com o estabelecido no Art. 51 da LRF, no ano de 2008. Para tanto, a metodologia utilizada constitui-se de um estudo descritivo e exploratório, tendo como finalidade investigar, através de uma análise qualitativa, se os 167 municípios desse Estado atenderam ao disposto no Art. 51 da LRF. A coleta de dados foi realizada no sítio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a fim de obter os prazos das entregas das contas desses municípios. Os resultados revelaram que dos 167 municípios que constituem o Estado do RN, apenas 19% entregaram as suas contas anuais no prazo estabelecido no Art. 51 da LRF, 74% enviaram depois do prazo, e, por fim, 7% ainda não tinham encaminhado essas informações para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), até o dia de emissão do relatório utilizado para a coleta de dados da pesquisa. Palavras-chave: Encaminhamento de contas; Municípios; Consolidação.
Autores do Trabalho:

FABIA JAIANY VIANA DE SOUZA
(UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)

MAURÍCIO CORRÊA DA SILVA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

DIVULGAÇÃO DE FATOS RELEVANTES E GOVERNANÇA CORPORATIVA
Dados do Trabalho:
Código: 29
Área Temática: Mercados Financeiros, de Crédito e de Capitais
Tema: Governança Corporativa
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A pesquisa tem por objetivo central verificar se há diferença na quantidade de fatos relevantes e comunicados divulgados ao mercado pelas empresas comprometidas com as boas práticas de governança corporativa e as empresas do segmento tradicional. Para tanto, foram coletados no sítio eletrônico da BM&F Bovespa os números de comunicados e fatos relevantes divulgados no período de 2003 a 2008 pelas empresas listadas nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa e Novo Mercado e do segmento Tradicional da BM&F Bovespa. Foram utilizados testes estatísticos para analisar as diferenças de volume de comunicação entre os grupos. Os resultados demonstram que empresas que praticam boa governança divulgam consideravelmente mais informação relevante ao mercado do que as empresas que não adotam tais práticas. Foi observado também diferenças no volume de comunicação divulgada entre os segmentos pertencentes à governança corporativa demonstrando que, nos últimos anos, a maior quantidade de informação divulgada não partiu do nível mais alto em exigências das boas práticas de governança. Dos segmentos, o Nível 1 foi o que apresentou a quantidade de informação divulgada mais expressiva. Já o Novo Mercado foi o que menos divulgou informações ao mercado.
Autores do Trabalho:

CÉSAR AUGUSTO TIBÚRCIO SILVA
(UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA)

HÉLLEN KELLEN DE VASCONCELOS ROCHA
(UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA)

A INFLUÊNCIA DA SUPERSTIÇÃO NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO: SEXTA-FEIRA 13
Dados do Trabalho:
Código: 52
Área Temática: Mercados Financeiros, de Crédito e de Capitais
Tema: Avaliação de Investimentos
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A Efficient Market Hypothesis é uma idéia preponderante da teoria de finanças nos últimos anos. As situações onde o comportamento do mercado é influenciado por fatores como a superstição está entre as anomalias que contradiz a EMH. As anomalias vinculadas à superstição correspondem a um interessante campo de estudo dentro das finanças. Em geral a superstição está associada à irracionalidade das sociedades antigas, contrapondo-se ao racionalismo do capitalismo moderno. Assim, comprovar os efeitos da existência de superstição em decisões financeiras pode indicar uma potencial discussão sobre como se comportam os indivíduos. Este trabalho estuda a anomalia da superstição e seu efeito sobre o mercado acionário brasileiro. Mais especificamente, estuda se a sexta-feira, a sexta-feira e o mês de agosto provocam algum tipo de comportamento nos investidores que irá refletir no desempenho dos preços do ativo. Utilizou os dados do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, no período de 1990 a 2009. Verificou a presença da superstição no período inicial da amostra (entre 1990 e 1994), mas os efeitos da mesma não foram comprovados em períodos mais recentes.
Autores do Trabalho:

CÉSAR AUGUSTO TIBÚRCIO SILVA
(UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA)

JOÃO VICTOR DINIZ FERREIRA
(UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA)

Efetividade do Uso de Ferramentas de Ensino à Distância como Apoio ao Ensino Presencial, na percepção dos Docentes e Discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília
Dados do Trabalho:
Código: 64
Área Temática: Educação e Pesquisa em Contabilidade
Tema: Educação a Distância
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
Muito se tem discutido sobre os métodos de ensino aplicados por professores em ensino superior, e um dos aspectos mais destacados é a participação do aluno. Como consequência dos avanços tecnológicos surgiram os ambientes de ensino-aprendizagem colaborativos. Tais ambientes foram projetados para permitir o uso de novas metodologias educacionais no processo de desenvolvimento cognitivo e social dos indivíduos. Objetivando a construção coletiva de conhecimentos. Deste modo, este artigo objetiva discutir a utilização de ensino à distância como apoio ao ensino presencial, na percepção dos docentes e discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília. Para tanto, foram aplicados questionários no período de outubro/2008 a fevereiro/2009, sendo obtidas 139 respostas. Os resultados evidenciaram que tanto os professores quanto os aprendizes são favoráveis à utilização de ferramentas do EAD como apoio ao ensino presencial. Das características do EAD, destacou-se que o melhor método de ensino é aquele direcionado pelo professor onde o aluno tem participação ativa no processo de aprendizagem. O quesito autonomia dos alunos foi considerado fator chave na condução das atividades de ensino.
Autores do Trabalho:

IDALBERTO JOSÉ DAS NEVES JÚNIOR
(UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA)

FABIANA DE MOURA MACHADO
(UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA)

ALEXANDRE DOS SANTOS SILVA
(UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA)

DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS E DE JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO VERSUS RETORNO DAS AÇÕES
Dados do Trabalho:
Código: 141
Área Temática: Mercados Financeiros, de Crédito e de Capitais
Tema: Mercado de Capitais
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre a distribuição de dividendos e de juros sobre o capital próprio com o retorno das ações. Do ponto de vista de seus objetivos esta pesquisa classifica-se como descritiva e será utilizada a abordagem empírico-analítica para o tratamento dos dados. Os dados para análise foram coletados a partir do software Economática, sendo a amostra representada por empresas com ações negociadas na BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) e o período analisado compreende os anos de 1995 a 2008. Antes de analisar a regressão com dados em painel, foi utilizada a técnica multivariada de análise de correspondência (ANACOR) para se fazer uma análise exploratória das variáveis estudadas. Os resultados indicaram que existe relação entre distribuição de dividendos e de juros sobre o capital próprio com o retorno das ações, dessa forma, não se rejeitou a hipótese estudada. A partir da utilização da regressão com efeitos fixos, pelo método dos mínimos quadrados ordinários, cujo R Quadrado foi de aproximadamente 28,98%, verificou-se que a distribuição de dividendos e juros sobre o capital próprio apresenta relação inversa com o retorno das ações. E espera-se com esta pesquisa fornecer e ampliar as evidências empíricas a respeito do assunto e oferecer subsídios para futuras pesquisas.
Autores do Trabalho:

RENATO MARQUES CORSO
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

JOSÉ ROBERTO KASSAI
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

GERLANDO AUGUSTO SAMPAIO FRANCO DE LIMA
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

A INFORMAÇÃO CONTÁBIL NO ÂMBITO DA MAGISTRATURA: A PERCEPÇÃO DE JUÍZES SOBRE O PAPEL DO LAUDO PERICIAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO JUDICIAL
Dados do Trabalho:
Código: 149
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Auditoria e Perícia Contábil
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A prova pericial materializa o trabalho do perito no âmbito da magistratura, o laudo pericial Contábil cria naturalmente seu vinculo com o âmbito judicial, através da sua função primordial que é auxiliar o magistrado na tomada de decisão. Este artigo tem por objetivo conhecer e analisar a percepção de um magistrado de uma comarca de São Paulo sobre a importância da pericia contábil, procurando apontar qual é a função do laudo pericial no processo de tomada de decisão judicial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de entrevista com um magistrado. Constatou-se o laudo pericial contábil é uma peça fundamental para a tomada de decisão do magistrado, pois, quando o processo envolver matérias técnicas e científicas desta área e o juiz não possui conhecimento, deverá ser nomeado um perito para lhe prestar o devido auxílio. Pode-se concluir que o Laudo Pericial Contábil não decide pelo juiz, porém é a prova fundamental para que seja elucidado ao magistrado o conflito entre as partes. Espera-se que o trabalho contribua para o aprofundamento das discussões sobre a importância do laudo pericial no âmbito da magistratura e, assim, para a utilização qualitativa deste instrumento contábil por parte dos magistrados e demais usuários dessas informações.
Autores do Trabalho:

LUIZ ROBERTO DURAN LEITÃO JÚNIOR
(CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO)

VILMA GENI SLOMSKI
(CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO)

JANETE DE FÁTIMA MENDONÇA
(UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL)

IVAM RICARDO PELEIAS
(CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO)

EVIDENCIAÇÃO, TEORIA DA LEGITIMIDADE E HIPÓTESE DOS CUSTOS POLÍTICOS: ESTUDO NO GOVERNO ESTADUAL E MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS
Dados do Trabalho:
Código: 196
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Contabilidade Governamental
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
As entidades publicam informações compulsórias e voluntárias para atender às demandas da legislação e fornecer à sociedade os resultados de sua gestão, de forma a conquistar, manter ou recuperar a legitimidade na gestão pública, além de reduzir o custo político. O presente estudo tem por objetivo analisar o nível de evidenciação das informações contábeis que o Governo Estadual de Minas Gerais e o Governo Municipal das dez maiores cidades do Estado disponibilizam em seus sítios eletrônicos sob os conceitos da Teoria da Legitimidade e Hipótese dos Custos Políticos. O delineamento da pesquisa caracteriza-se como estudo descritivo. Os dados foram coletados nas páginas eletrônicas de cada ente público selecionado. Primeiramente, localizou-se as evidenciações compulsórias disponibilizadas pelas entidades em cumprimento às Leis 9.755/1998 e LC 101/2000, além das informações publicadas voluntariamente. Após, identificou-se nas divulgações contábeis a adequação aos conceitos de Adequada, Justa e Completa e avaliou-se o grau de aderência destas às características qualitativas Confiabilidade e Comparabilidade. Os resultados indicaram que a divulgação das informações geradas pela contabilidade pública não está adequada às exigências legais e não atende de forma completa às características qualitativas analisadas e nem aos três níveis de evidenciação, comprometendo a transparência da gestão pública. Além disso, as entidades apresentaram um limitado número de evidenciações voluntárias. Depreende-se, desse modo, que os entes públicos pesquisados não se sentem ameaçados em sua legitimidade perante a sociedade, além de considerarem o custo político do aumento dos níveis e qualidade das evidenciações frente à perda da legitimidade.
Autores do Trabalho:

BRUNA CAMARGOS AVELINO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

ROMUALDO DOUGLAS COLAUTO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

JACQUELINE VENEROSO ALVES DA CUNHA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Governança Corporativa e Juros Sobre Capital Próprio
Dados do Trabalho:
Código: 197
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Contabilidade Tributária
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A utilização de Juros Sobre Capital Próprio como forma de distribuição de resultados proporciona ganhos fiscais às empresas que adotam esta forma, em substituição aos dividendos. Tendo em vista tal vantagem, é de se esperar que empresas lucrativas, com Imposto de Renda e Contribuição Social sobre Lucros a pagar optem pelo pagamento de Juros Sobre Capital Próprio. No entanto, pesquisas demonstram que mesmo grandes empresas, com ações cotadas em Bolsa não adotam esta estratégia. Uma possível explicação deste fenômeno é a existência de conflitos de interesse entre empresa e acionistas controladores que seriam prejudicados por este tipo de distribuição. Este trabalho investiga se empresas com melhores níveis de Governança Corporativa têm maior propensão a pagar Juros Sobre Capital Próprio, dentre uma amostra de 150 das maiores companhias abertas brasileiras, com dados coletados para os anos de 2007 e 2008. Por meio do uso da técnica de Regressão Logística, concluiu-se uma empresa com melhor nível de Governança Corporativa tem 32% a mais de chance de pagar Juros Sobre Capital Próprio do que as demais, considerando-se os dados no ano de 2008. A mesma técnica aplicada aos dados do ano de 2007 apontou na mesma direção, porém sem significância estatística. A pesquisa realizada introduz uma nova abordagem no que diz respeito ao estudo sobre a distribuição de JSCP no Brasil, utilizando como variável explicativa o nível de governança corporativa, acrescentando aos achados de estudos anteriores.
Autores do Trabalho:

ANDRÉ MASAHARU YANO
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

ROBERTA CARVALHO DE ALENCAR
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Determinação de fatores condicionantes da descontinuidade de empresas sob a ótica dos contadores na cidade de Montes Claros (MG) por meio da Análise Fatorial
Dados do Trabalho:
Código: 199
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Tópicos Contemporâneos em Controladoria e Contabilidade Gerencial
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
O objetivo deste trabalho foi investigar os fatores que causaram, sob o ponto de vista dos contadores, a descontinuidade de empresas na cidade de Montes Claros (MG). Com base em resultados de estudos anteriores sobre mortalidade de empresas, foram levantadas 51 assertivas denominadas fatores causadores de descontinuidade, as quais foram divididas em seis ou categorias de análise (administração estratégica, empreendedor, estrutura, financeiro, macro econômico e de mercado). Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados de uma amostra probabilística de 52 contadores. Foram realizados pré-testes e testes de confiabilidade interna dos dados, atingindo níveis significativos. Os dados foram tratados por meio de Análise Fatorial. Foram destacados 15 fatores empíricos que explicaram os motivos da descontinuidade das empresas da amostra. De uma forma geral, as variáveis que mais se destacaram como motivos da descontinuidade e com maiores cargas fatoriais foram: Concorrência muito forte (0,9119); Falta de profissionais qualificados (0,9063); Deficiência na gestão empresarial (0,8944); Carga tributária elevada (0,8865); Instabilidade de mercado (0,8778) e Centralização de poder (0,8617).
Autores do Trabalho:

ANA FLÁVIA GUEDES FIGUERO
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

GERALDO ALEMANDRO LEITE FILHO
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

Percepções dos empresários acerca da sucessão de dirigentes: Um estudo em empresas familiares na cidade de Montes Claros - MG
Dados do Trabalho:
Código: 230
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Tópicos Contemporâneos em Controladoria e Contabilidade Gerencial
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
O objetivo geral deste trabalho foi verificar, junto às empresas familiares localizadas em Montes Claros - MG, as perspectivas quanto ao processo sucessório, à ambientação, a organização e o êxito no decorrer deste processo. Para tanto, investigou-se o nível de organização das empresas objetivando recepcionar uma sucessão familiar, verificou-se a geração presente na administração em função do tempo de atuação da empresa no mercado e averiguaram-se ainda as características das empresas familiares no processo sucessório. Partindo da hipótese de que o modelo de gestão destas empresas sobre a interferência do sistema familiar de administração foi feito um levantamento, com a aplicação de questionários estruturados aos sócios, administradores, titulares ou gerentes por eles indicados de 24 empresas familiares da cidade de Montes Claros – MG. O estudo levou em consideração as observações feitas através dos dados obtidos alinhando-os às características de gestão das empresas familiares bem como às peculiaridades destas conforme expresso na literatura consultada. As conclusões sugeriram que a utilização de demonstrações contábeis e financeiras, o uso de ferramentas de gestão e a contratação de profissionais não familiares para cargos de gestão mostram associação entre a gestão organizada, continuidade e sobrevivência do negócio.
Autores do Trabalho:

GERALDO ALEMANDRO LEITE FILHO
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

FÁBIO FERNANDES GONÇALVES
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

MARIA APARECIDA SOARES LOPES
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

JOSÉ HENRIQUE BARBOSA DE OLIVA
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PESQUISADORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DESCRITIVA EM NÍVEIS DE DOUTORADO, PÓS-DOUTORADO E LIVRE-DOCÊNCIA
Dados do Trabalho:
Código: 235
Área Temática: Educação e Pesquisa em Contabilidade
Tema: Formação Profissional
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
Esta pesquisa tem por objetivo descrever o perfil da formação acadêmica dos pesquisadores brasileiros de Contabilidade nos níveis de doutorado, pós-doutorado e livre-docência. A metodologia desta pesquisa foi classificada como descritiva quanto ao objetivo, quali-quantitativa quanto à abordagem dos dados e como pesquisa de campo quanto ao procedimento técnico. A coleta dos dados se deu através do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil e da Plataforma Lattes e a amostra foi composta por 314 pesquisadores. Os resultados das análises apontaram que a maioria dos pesquisadores que compuseram a amostra se doutorou na área de Contabilidade, em instituições brasileiras, e principalmente na Universidade de São Paulo – USP, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. A maioria dos doutorados foi cursada entre os anos de 1996 e 2010. A análise dos pós-doutorados apontou que a maioria foi desenvolvida em instituições estrangeiras. As três instituições mais procuradas foram a Universidade de São Paulo, a University of Illinois e a Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. A análise apontou também que a maioria deles foi concluída entre 2001 e 2010. A análise em nível de livre-docência apontou que a área preponderante foi Contabilidade, seguida por Administração e Economia e que a instituição que mais titulou livre-docentes foi a Universidade de São Paulo.
Autores do Trabalho:

SANDRO VIEIRA SOARES
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

KAMILLE SIMAS EBSEN
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

ELISETE DAHMER PFITSCHER
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

AJUSTE A VALOR PRESENTE SOLICITADO PELA LEI Nº 11.638/07: UM ESTUDO COM AS EMPRESAS DE AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA EM 2008
Dados do Trabalho:
Código: 243
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Contabilidade Societária
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
O presente estudo tem por objetivo analisar os efeitos do Ajuste a Valor Presente (AVP), em consonância com a Lei n° 11.638/07, no Patrimônio Líquido das empresas brasileiras de aviação civil durante o ano de 2008. Adotou-se a metodologia com abordagem qualitativa; por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Trata-se de um estudo multi caso das empresas GOL S/A e TAM S/A, escolhidas por possuírem nos seus ativos e passivos elementos decorrentes de operações de longo ou curto prazo que tenham efeitos relevantes. Foi realizada uma análise nas informações contidas no Balanço Patrimonial e Notas Explicativas das referidas empresas. Como resultado, foi possível verificar que as empresas têm dificuldades em se adaptar às mudanças ocorridas, ficando explícitos os equívocos cometidos na aplicação do AVP ao incluir determinados elementos. O trabalho mostra ainda que as notas explicativas de ambas as empresas não dispõem de informações suficientes e que os procedimentos utilizados não foram esclarecidos. A empresa GOL realizou o ajuste em seu passivo e ativo não-circulante, mas a empresa TAM só realizou o ajuste em seu passivo não-circulante; dessa forma, pode-se verificar que mesmo a contabilidade das grandes empresas é passível de erro. PALAVRAS-CHAVE: Ajuste a Valor Presente (AVP); Lei n° 11.638/07.
Autores do Trabalho:

LÍSIA DE MELO QUEIROZ
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

ELIZABET RODRIGUES DE OLIVEIRA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

CAMILLA ALVES DE MEDEIROS
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

ALEXSANDRA BARCELOS DE MOURA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE DE UMA EMPRESA INDUSTRIAL DO RAMO DA TELECOMUNICAÇÃO ELETRÔNICA
Dados do Trabalho:
Código: 249
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Responsabilidade Social/Ambiental
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise de sustentabilidade ambiental de uma empresa do ramo industrial de telecomunicação eletrônica utilizando o Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA) para verificar os aspectos deficitários em suas atividades e propor soluções para tais aspectos. A pesquisa é considerada exploratória e o método utilizado foi o estudo de caso com a aplicação in loco de um questionário composto por cento e vinte e uma questões que foi respondido por um representante da empresa. Ao final deste trabalho foi possível identificar que a sustentabilidade nos quesitos ‘Fornecedores’ e ‘Indicadores contábeis patrimoniais’ foi regular. A sustentabilidade global da empresa foi considerada adequada, com setenta e sete, zero seis por cento, assim como foram considerados todos os critérios restantes. Foi sugerido após a utilização da ferramenta 5W2H nos quesitos de sustentabilidade regular, que a empresa busque a utilização de materiais renováveis na sua linha de produção em substituição aos compostos de plástico usados atualmente bem foi sugerido que ela melhore seus índices de liquidez para aumentar seus investimentos em meio ambiente.
Autores do Trabalho:

ALEX TAVARES
(UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA)

SANDRO VIEIRA SOARES
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

CRISTIANO BATISTA DA ROCHA JUNIOR
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

ELISETE DAHMER PFITSCHER
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Modelagem do custeio baseado em atividades para a lavanderia de hospitais
Dados do Trabalho:
Código: 251
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Custeio e Gestão Baseados em Atividades
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
Sendo considerado uma importante ferramenta gerencial, o sistema de custeio baseado em atividades (Activity-Based Costing – ABC) pode auxiliar na redução e controle de custos dentro de instituições hospitalares e demais organizações financeiras. Para auxiliar o processo de implantação do sistema de custeio ABC em hospitais, é recomendável que seja feito um mapeamento das atividades realizadas em cada setor, bem como dos recursos consumidos e os serviços prestados. O setor Lavanderia é prestador da atividade de processamento de roupas, sendo de grande importância dentro do contexto hospitalar, influenciando principalmente nos aspectos relativos à infecção e na qualidade do serviço prestado. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa descrita no presente trabalho consiste em apresentar um modelo representativo dos recursos, atividades, serviços, bem como os direcionadores de recursos e atividades, concernentes ao setor Lavanderia. Para tanto, foi realizado um estudo de caso múltiplo, cuja coleta de dados foi feita por meio de entrevistas in-loco e pesquisa em documentos e arquivos de três hospitais da região metropolitana de Belo Horizonte/MG.
Autores do Trabalho:

ANTÔNIO ARTUR DE SOUZA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

CAROLINE STEFFANI SANTOS NERIO PAVIONE
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

LAIS COELHO AYALA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

SIMONE DUARTE GUIMARÃES SILVA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Gestão de Custos Hospitalar: um Estudo de Caso
Dados do Trabalho:
Código: 270
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Contabilidade e Análise de Custos
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
Este artigo tem por finalidade demonstrar a estrutura dos departamentos, como se divide a unidade operacional e a formação do custo de alguns procedimentos de atividade hospitalar utilizados por um beneficiário durante o período da pesquisa. A empresa objeto do estudo é uma Operadora de Planos de Saúde situada na região Sul do Brasil e seu ramo de atividade é a prestação de serviços de natureza hospitalar, exceto pronto socorro e atendimento a urgências. Trata-se de um estudo que envolve a adoção do método de custeio por absorção. A alocação aos departamentos dos custos indiretos, utilizando critérios de rateio e dos custos diretos, diretamente ao departamento. Posteriormente os custos são alocados aos procedimentos para fins gerenciais de controle, acompanhamento e até mesmo de orçamento anual. Realizou-se uma ampla pesquisa bibliográfica para a formação do referencial teórico sobre o tema em questão, em seguida foram levantados os departamentos e as atividades. Foram levantados os custos diretos e indiretos e o custo de alguns procedimentos. Os resultados mostram a complexidade de se formar o custo unitário e de se implantar os centros de custos em seus departamentos. Mostram também a importância para a correta formação do custo, análise da viabilidade do plano de saúde, se gera lucro ou prejuízo, e os possíveis erros que podem vir a ocorrer.
Autores do Trabalho:

CLAUDINEIA KUDLAWICZ
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ)

POLÍTICA DE EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO SETOR PÚBLICO NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Dados do Trabalho:
Código: 287
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Contabilidade Governamental
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
As entidades que compõem a estrutura da administração pública brasileira são obrigadas pela Constituição Federal a prestar contas do uso de recursos públicos e a respeitar o princípio da publicidade. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar a política de divulgação de informações voluntárias e compulsórias adotadas nas páginas eletrônicas do Estado de Minas Gerais e do Município de Belo Horizonte de acordo com a percepção de alunos de pós-graduação dos cursos de Controladoria e Finanças e Auditoria Externa da Universidade Federal de Minas Gerais. O delineamento da pesquisa caracteriza-se como estudo descritivo. Quanto aos procedimentos, optou-se pela aplicação de um questionário, a 820 alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, em setembro de 2009. O questionário utilizado na pesquisa constituiu-se de quatro questões fechadas com respostas dicotômicas, uma questão contendo opções de informações que o respondente pretendia encontrar nos sites do Estado e de seu Município de residência e três questões com escala Likert de 4 pontos. Os resultados indicaram que as informações de maior interesse por parte dos usuários residentes em Belo Horizonte consistiram na procura de legislação concernente ao Município e ao Estado e informações relacionadas a obras realizadas pelos entes públicos. Observou-se também que os respondentes do questionário tendem a concordar que as informações divulgadas são insuficientes para que possibilitem a conclusão de que os recursos estão sendo aplicados de forma adequada tanto no Estado quanto no Município e tendem a discordar que o Estado de Minas Gerais e o Município de Belo Horizonte agem em sintonia com o que a sociedade espera.
Autores do Trabalho:

BRUNA CAMARGOS AVELINO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

ROMUALDO DOUGLAS COLAUTO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

MARCELLO ANGOTTI
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

CONTABILIDADE ESPORTIVA: Um estudo sobre a evidenciação das Demonstrações Contábeis dos clubes paulistas de futebol
Dados do Trabalho:
Código: 289
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Outros
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
Este estudo busca analisar a aderência dos clubes de futebol as Práticas Contábeis geralmente aceitas no Brasil. Para realizá-lo foram analisadas as demonstrações contábeis dos quatro clubes paulistas de futebol com maior número de torcedores: Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista dos anos de 2005 a 2008. A avaliação da aderência foi realizada com base no índice elaborado neste artigo que aborda as exigências da NBC T 10.13, Lei nº 6.404/76 com as respectivas alterações e na Lei nº 9.615/98, também conhecida como Lei Pelé. As demonstrações contábeis dos clubes, objeto deste artigo, foram avaliadas buscando identificar a evolução de cada clube quanto à aderência às práticas contábeis brasileiras, realizando a comparação entre clubes e entre os anos. Com isso foi possível verificar e concluir que os clubes paulistas que compõem o escopo desse estudo possuem um alto nível de aderência as Práticas Contábeis geralmente aceitas no Brasil, com exceção do Sport Club Corinthians Paulista que teve brusco declínio nos anos de 2007 e 2008 pela não apresentação das respectivas Notas Explicativas.
Autores do Trabalho:

INGRID MEDAWAR RASCHKA
(CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO)

RAFAELA JANAINA GOMES WALLNER
(CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO)

KARINA BRITO DA COSTA
(CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO)

ANÁLISE DO NÍVEL DE OBSERVÂNCIA DO PRINCÍPIO DA ENTIDADE PELOS EMPRESÁRIOS DAS PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR COMERCIAL DE UBERLÂNDIA
Dados do Trabalho:
Código: 295
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Contabilidade Gerencial
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
As pequenas empresas têm conquistado cada vez mais espaço na economia brasileira. A contabilidade, como ciência social aplicada, tem o papel de auxiliar tais empresas em suas necessidades informativas. Os princípios contábeis visam regular as ações dos gestores no âmbito dos sistemas de informações. Dentre esses princípios, o da entidade, que consiste na separação entre os patrimônios, tem como objetivo contribuir para essa função. Este trabalho tem como tema a análise do nível de observância desse princípio pelos empresários dos estabelecimentos comerciais de pequeno porte de Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo do estudo é verificar se há aplicação do princípio nesse setor. A metodologia adotada consiste em pesquisa exploratória no que tange aos objetivos, e qualitativa por se tratar de um tema que demanda grande quantidade de informações. A coleta de dados foi obtida por meio de utilização do método survey. Foram aplicados quarenta questionários, estruturados em duas etapas: a primeira de identificação e a segunda de questões práticas. O resultado do estudo constatou que 68% não observam tal princípio em detrimento de uma minoria de 32% que observa.
Autores do Trabalho:

CAMILLA SOUENETA NASCIMENTO NASCIMENTO NGANGA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

FERNANDA FRANCO DE SÁ
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

LARA NÚBIA SILVESTRE
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

LETÍCIA FERREIRA DE LIMA NAVES
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA MORTALIDADE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DA CIDADE DE SOUSA – PB
Dados do Trabalho:
Código: 337
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Planejamento Tributário
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que contribuem para falência das micro e pequenas empresas da cidade de Sousa – PB. A partir de consulta realizada junto à coletoria do estado foi possível constatar a existência de quarenta e uma empresas que encerraram suas atividades. Com o fim de obter informações junto aos responsáveis por estas empresas, procedeu à aplicação de um questionário no qual foi possível colher dados a respeito das causas que mais contribuíram para o encerramento de suas atividades. Com base nos estudos realizados foi possível constatar que os motivos que levam os empresários ao fracasso, estão associados a um conjunto de fatores, muitos deles, anteriores a abertura da empresa. No plano tributário, constatou-se que a quase totalidade dos microempreendedores não fizeram nenhum tipo de planejamento prévio e nem procuraram ajuda de profissionais especializados. No plano estratégico, o número de empresários que fizeram um estudo prévio a respeito da atividade a ser desenvolvida também foi muito baixo. Ficou evidenciado que o maior desprezo dos empresários que tiveram suas atividades enceradas é pelo planejamento tributário, atingindo 93%. Conclui-se que as causas da mortalidade ocorrem devido a vários fatores associados que, acumulados, aceleram esse fenômeno, sendo os principais: a falta de planejamento tributário prévio, de planejamento estratégico, de capital de giro, de financiamento bancário e de clientes.
Autores do Trabalho:

FABIANO FERREIRA BATISTA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)

EDILSON CHAVES DE FREITAS
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)

JOSICARLA SOARES SANTIAGO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)

THAISEANY DE FREITAS RÊGO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)

UM ESTUDO SOBRE OS INDICADORES DE DESEMPENHO APLICADOS NO E-COMMERCE SOB A ÓTICA DO BALANCED SCORECARD
Dados do Trabalho:
Código: 355
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Balanced ScoreCard
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A análise do desempenho das empresas proposta pelo Balanced Scorecard de Kaplan e Norton (1997) equilibra a visão de curto e longo prazo através da inclusão de indicadores não financeiros sob a perspectiva de clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Tal estilo de análise tende a ser mais importante a partir do momento que as empresas passam a aumentar seu valor com base em ativos intangíveis, que é a situação vivenciada pelas empresas participantes do e-commerce. O objetivo deste estudo foi verificar se a análise limitada aos indicadores financeiros corresponde à análise de indicadores não financeiros de empresas participantes do mercado eletrônico. A fim de identificar a real satisfação do cliente com relação ao negócio realizado é necessário que a empresa realize a análise de seu desempenho através de indicadores não financeiros. Na fundamentação teórica utilizaram-se as principais teorias sobre indicadores de desempenho e Balanced Scorecard. A análise foi feita através da realização de três rankings, um sob a ótica financeira, outro sob a ótica não financeira e outro sob a ótica da satisfação dos clientes do e-commerce, conforme dados disponibilizados pela empresa e-bit, responsável pelo “Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico B2C” seguindo opinião dos clientes do varejo virtual. O estudo cumpriu o objetivo proposto visto que o resultado final foi a verificação de que o ranking não financeiro se aproximou mais à realidade do mercado, ou seja, a satisfação dos clientes, reforçando a importância de se estabelecer estratégias de longo prazo que proporcionam a continuidade do negócio.
Autores do Trabalho:

RAQUEL DA ROCHA KEIRA
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO, BEM ESTAR E CONTINUIDADE: UMA DISCUSSÃO À LUZ DAS FUNÇÕES-OBJETIVO CORPORATIVAS
Dados do Trabalho:
Código: 360
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Controladoria Governamental
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
O presente artigo tem o objetivo de investigar o paradigma que tem influenciado os responsáveis pela condução do controle interno no setor público - CISP dos estados brasileiros, no desenvolvimento dos mecanismos de Governança no Setor Público - GSP, evidenciando a opção de função-objetivo que, na percepção dos condutores do CISP, mais atende à finalidade de bem-estar das pessoas e continuidade do estado. A discussão sobre a função-objetivo das organizações pode ser vista segundo Walsh, editor da Revista Organization Science, “como a questão teórica e prática mais importante que podemos nos confrontar hoje”. Trata-se de um trabalho indutivo, exploratório e descritivo, que utiliza observação direta extensiva de 51 responsáveis pela condução do controle interno no setor público – CCISP. Os dados foram analisados a partir do SPSS 17 com a utilização de estatística descritiva e do teste não-paramétrico de Kruskall-Walis. O trabalho evidencia que os CCISP optam pela teoria dos stakeholders inspirada por um paradigma de moralidade como função-objetivo mais adequada para a promoção da GSP. Entretanto, não se pode ignorar a influência da nova administração pública e da visão de um único objetivo na opinião dos CCISP, isso denota a inexistência de um paradigma de GSP consolidado.
Autores do Trabalho:

RODRIGO GAYGER AMARO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

JORGE EXPEDITO DE GUSMÃO LOPES
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

JOSÉ FRANCISCO RIBEIRO FILHO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

ELIDIANE SUANE DIAS DE MELO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

A INFLUENCIA DO IPI NA FORMAÇÃO DO PREÇO DA CACHAÇA ARTESANAL.
Dados do Trabalho:
Código: 363
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Planejamento Tributário
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A produção e comercialização da cachaça artesanal movimentam de forma direta e indireta a economia do Município de Salinas (MG), proporcionando-lhe notoriedade no cenário nacional, pois é considerada “a capital da cachaça”. É um ramo de atividade rentável na arrecadação de tributos, entre estes o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), - tributo extra fiscal -, que é regido pelo princípio da seletividade. Assim, indaga-se neste estudo se o IPI incidente sobre a cachaça artesanal é relevante na formação do preço do produto, uma vez que suas alíquotas são enquadradas em classes que variam de acordo com o preço de venda da cachaça e capacidade de recipiente. Buscou-se verificar qual é o impacto desse imposto a ser considerado na formação de preço de venda do produto. A pesquisa documental foi realizada mediante análise de cópias de notas fiscais emitidas por produtores de cachaça do município de Salinas/MG no período de 01/07/2009 a 30/09/2009, tendo sido selecionadas notas fiscais referentes a cachaça engarrafada em recipiente com capacidade de 600 ml. Este estudo revelou que o IPI incidente sobre a cachaça é relevante, uma vez que dependendo do preço de venda da cachaça, o valor desse imposto chega a representar 24,5% do faturamento da empresa. Ou seja, levando-se em consideração que ainda há vários outros tributos incidentes sobre a cachaça, conclui-se que o IPI é bastante oneroso.
Autores do Trabalho:

FERNANDA BORGES DE ARAUJO
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

MAXWEL GOMES DOS SANTOS
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

MARILUCIA ARAUJO TOLENTINO
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

FERNANDO BATISTA COUTINHO FILHO
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOS PAÍSES DO MERCOSUL COM O CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR
Dados do Trabalho:
Código: 394
Área Temática: Educação e Pesquisa em Contabilidade
Tema: Estruturas curriculares e conteúdo de disciplinas
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A harmonização das normas contábeis tornou-se uma necessidade dos usuários externos e internos da informação contábil, uma vez que passaram a atuar em diversos mercados e a prestar contas a usuários com necessidades variadas. Todavia o mercado cada vez mais globalizado exige profissionais preparados para atuar dentro e fora do seu país, visando isso, a ONU/UNCTAD/ISAR desenvolveu um currículo mundial para os cursos de ciências contábeis que proporciona um conhecimento mundial sobre a contabilidade independente do país de formação do profissional. Diante disso, o objetivo geral do artigo, é analisar e comparar a adequação dos currículos dos cursos de ciências contábeis de quatro universidades do MERCOSUL, sendo uma de cada país, com o currículo proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Para tanto, foi feito, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre harmonização contábil, profissão contabilista no MERCOSUL e currículo mundial. Em seguida foram selecionadas quatro universidades, Facultad de Ciencias Econômicas de la Universidad de Buenos Aires (UBA) – Argentina; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Brasil; Universidad Nacional de Asunción – Paraguai; e, Facultad de Ciências Econômicas y de Administración de la Universidad de la República – Uruguai, devido apresentarem suas matrizes curriculares em seus sites, e, por fim foi realizado a comparação com o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. O resultado indicou que a similaridade, entre os currículos das quatro Universidades selecionadas com relação ao proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, é alta, estando em média com 76,71% de similaridade das matérias entre os currículos.
Autores do Trabalho:

GIOVANNA TONETTO SEGANTINI
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

EDZANA ROBERTA FERREIRA DA CUNHA VIEIRA
(UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)

CLAYTON LEVY LIMA DE MELO
(UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA)

JOSÉ DIONÍSIO GOMES DA SILVA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

MOTIVAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Dados do Trabalho:
Código: 402
Área Temática: Educação e Pesquisa em Contabilidade
Tema: Outros
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A motivação é identificada com um conjunto de determinantes ambientais, de forças internas e de incentivos que movem o indivíduo a realizar determinada tarefa. A Teoria da Autodeterminação, descrita por Deci e Ryan (1985), baseia-se na concepção de que a motivação se relaciona à busca do atendimento de necessidades psicológicas básicas e tem inspirado diversas pesquisas na área de educação. O presente estudo teve como objetivo identificar, com base nessa teoria, qual o nível de motivação de acadêmicos do ano de 2008, do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – MG. Foi empregada a estratégia de pesquisa de levantamento.O instrumento de coleta de dados, denominado Escala de Motivação Acadêmica – EMA, idealizado por Vallerand e Cols (1992) compreende uma escala constituída de 28 afirmativas, correspondentes a um dos sete tipos de motivação: Extrínseca por Controle Externo; Extrínseca por Introjeção; Extrínseca por Identificação; Desmotivação; Intrínseca para Vivenciar Estímulos; Intrínseca para Realização e Intrínseca para Saber. Os resultados revelam altos níveis de motivação dos alunos. E a coincidência na aderência das repostas com determinados tipos de motivação, por parte de alunos de períodos iniciais e de alunos de períodos finais do curso. Por outro lado, alertam para menores níveis de motivação dos alunos mais veteranos e para um menor nível do tipo de motivação ligada ao prazer com a universidade. A busca de conhecimento sobre a motivação dos estudantes universitários é uma importante medida da efetividade dos cursos. Os resultados dessas pesquisas fornecem importantes subsídios aos responsáveis e interessados em se atingirem os propósitos a que os cursos se destinam.
Autores do Trabalho:

PLÍCIA ARAÚJO DE OLIVEIRA
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

CARLOS RENATO THEÓPHILO
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

IGOR VELOSO COLARES BATISTA
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

SIMARLY MARIA SOARES
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

Mapeamento da Produção Acadêmica sobre o Teste de Impairment no Brasil: uma análise dos periódicos e anais de congresso
Dados do Trabalho:
Código: 409
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Outros
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
No Brasil, o tema impairment é recente. A maior referência é o pronunciamento técnico emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 01, o qual aborda o impairment de forma muito semelhante às normas internacionais. O objetivo da pesquisa é mapear nacionalmente a produção acadêmica sobre o teste de impairment, publicada nos principais periódicos e nos anais de congresso na área de contabilidade. O período analisado é de 2005 a 2009. O que motivou a presente pesquisa foi o estudo feito por Borba e Zandonai (2008) que analisou os artigos de natureza empírica sobre o teste de impairment, os quais foram publicados nas principais revistas acadêmicas de língua inglesa. Este estudo caracteriza-se como exploratório descritivo e a abordagem do problema é qualitativa. O trabalho pode ser considerado bibliométrico, mas delimitou-se nas características substantivas e não nos aspectos quantitativos da amostra. A pesquisa identificou 14 artigos científicos sobre o tema impairment na produção nacional; desses, 10 trabalhos possuem abordagem empírica. Considerando que a normatização nacional sobre o impairment é recente, as publicações caracterizadas como empíricas demonstraram relevância. A análise específica demonstra, entre outras, que a abordagem comparativa referente aos impactos da normatização do teste de impairment nos demonstrativos contábeis tem se destacado.
Autores do Trabalho:

EMERSON LEAL ROCHA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

DANILO VASCONCELOS SANTOS
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

EDVALDA ARAUJO LEAL
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DOS FATORES CAUSADORES DA EVASÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES – MG.
Dados do Trabalho:
Código: 419
Área Temática: Educação e Pesquisa em Contabilidade
Tema: Avaliações do Processo de Ensino-Aprendizagem
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A evasão é um dos males que aflige as instituições de ensino e tem assumido preocupantes proporções no âmbito da graduação. Este estudo surgiu do interesse de conhecer como esse fenômeno se manifesta no Curso de Ciências Contábeis da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros – MG. O objetivo foi investigar as causas da evasão nas turmas que ingressaram no período de 2004 a 2008, e como a evasão se manifestou nas diferentes formas de ingresso no vestibular. Dos 45 evadidos no período, alguns se recusaram a participar da pesquisa, tendo sido obtidas 38 respostas (84,4% do total). Dentre os resultados obtidos, verificou-se que o número de evadidos das 10 turmas pesquisadas corresponde à perda de quase uma turma e meia. Os índices de evasão foram maiores entre os alunos do sexo masculino e nas turmas do turno noturno. A evasão apresentou índices menores entre os alunos que ingressaram na instituição pelo sistema de cotas comparativamente aos que ingressaram pelo sistema universal. Quase a metade dos alunos parou de freqüentar o curso sem qualquer comunicação formal. Um percentual elevado de alunos (63,2%) indicou ter cometido falha no momento de escolha do curso. O fator externo apontado como principal motivador da evasão foi o descontentamento com o curso e com a futura profissão (41%). Dentre os fatores internos, o maior percentual recaiu sobre a falta de assistência sócio-educacional (15,3%). Os resultados levam a concluir que a evasão tem impactos importantes no curso estudado e deve ser motivo de atenção por parte da instituição. Sugere-se a definição de uma política voltada a identificar e sanar dificuldades encontradas pelo aluno de maneira a atenuar os atuais índices de evasão.
Autores do Trabalho:

ELLEN CHRISTINE MORAES DIAS
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

CARLOS RENATO THEÓPHILO
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

MARIA APARECIDA SOARES LOPES
(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS)

O BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL NO TERCEIRO SETOR
Dados do Trabalho:
Código: 426
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Balanced ScoreCard
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
As organizações do Terceiro Setor têm demonstrado grande importância em aspectos econômicos, políticos e sociais do país nas últimas décadas. As atividades dessas organizações são mantidas através de parcerias com o governo, de doações de pessoas físicas e jurídicas e do trabalho de voluntários. Assim, elas possuem diversos públicos de interesse e a transparência mostra-se como veículo para a credibilidade e a continuidade de suas ações. Nesse contexto, a avaliação de desempenho organizacional torna-se essencial, à medida que facilita a aferição de resultados, a prestação de contas, a identificação de pontos de melhorias e subsídios para o planejamento. Diante disso, o artigo investiga a viabilidade de utilização do sistema de medição de desempenho Balanced Scorecard (BSC) em organizações do Terceiro Setor, através da proposição do modelo a uma organização não governamental. O trabalho assume caráter exploratório, abordagem qualitativa e trata-se de um estudo de caso. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa-ação. Os resultados da pesquisa apontam ser aplicável a metodologia em entidades do Terceiro Setor, desde que observadas as particularidades e as necessidades de adaptação do instrumento a essas organizações. A metodologia revela-se como uma ferramenta de gestão muito vantajosa para as organizações sem fins lucrativos por facilitar a tradução e a operacionalização da estratégia organizacional em objetivos, metas e ações.
Autores do Trabalho:

FERNANDA DA VITÓRIA LEBARCKY
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA)

ALINE RODRIGUES FERNANDES
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA)

ALCINDO CIPRIANO ARGOLOME
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA)

TIMÓTHEO SOUZA SILVEIRA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA)

Evidenciação do Passivo Contingencial nas Demonstrações Contábeis: Um estudo nas Empresas de Papel e Celulose
Dados do Trabalho:
Código: 432
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Teoria da Contabilidade
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A evidenciação do passivo contingencial nos Demonstrativos Contábeis e nas notas explicativas é de suma importância para fornecer aos diversos usuários da informação contábil dados úteis e confiáveis, embasados em sólidos princípios para a tomada de decisão. Diante disso, o objetivo da pesquisa é identificar se as companhias de capital aberto do segmento de Papel e Celulose, que reconheceram passivo contingente no período 2005 a 2008, seguiram as normas mínimas de evidenciação recomendadas pelos órgãos normativos nacionais. A abordagem do problema de pesquisa é qualitativa e, quanto ao objetivo, o estudo caracteriza-se como exploratório descritivo. Foram analisadas sete empresas do segmento de papel e celulose. Os resultados apontaram que os passivos contingentes mais encontrados foram de natureza trabalhista e tributária. Verificou-se a não observância de alguns itens constantes nas normas de divulgação do passivo contingente, como: a não divulgação dos critérios de mensuração e avaliação; a não identificação da probabilidade de ocorrência das contingências; e ainda, em algumas empresas, a não evidenciação dos valores constituídos, baixados e revertidos no período.
Autores do Trabalho:

THALITA PEREIRA CAETANO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

TAINA BORGES DA SILVA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

SUELEM BIESDORF
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

EDVALDA ARAUJO LEAL
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

ANÁLISE DO PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS OBJETIVAM FORMAR E OS DESAFIOS NESSA FORMAÇÃO.
Dados do Trabalho:
Código: 435
Área Temática: Educação e Pesquisa em Contabilidade
Tema: Outros
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
RESUMO Esta pesquisa objetiva estudar os cursos de Ciências Contábeis do Estado de Goiás, sob a perspectiva da formação e profissionalização, procurando identificar o perfil de profissional que as Instituições de Ensino Superior objetivam formar e os principais desafios enfrentados nessa formação. Para tanto mediante, a aplicação de questionários e estudo da matriz curricular, analisa-se os cursos de Ciências Contábeis presentes nas cinco mesorregiões em que o Estado de Goiás se subdivide sendo: Noroeste, Norte, Leste, Centro e Sul. Os resultados encontrados indicam que os desafios das Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de Ciências Contábeis em Goiás são distintos, mas estão relacionados principalmente à produção acadêmica e a dificuldade em conseguir cursos de atualização para o corpo docente. Indicam ainda que o perfil do profissional que as IES objetivam formar está mais voltado para o mercado de trabalho, com o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas principalmente à Contabilidade Gerencial e Societária. Palavras-chaves: Instituições de Ensino Superior ( IES ), desafios e perfil.
Autores do Trabalho:

JANAINA DE CASSIA MAGALHAES
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)

DECLARAÇÃO DA MISSÃO ORGANIZACIONAL DE EMPRESAS LISTADAS NA BOVESPA - UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA INSTITUCIONAL
Dados do Trabalho:
Código: 459
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Controladoria
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
Esse trabalho teve como objetivo principal investigar os motivos pelos quais as declarações de missão das empresas brasileiras listadas na Bovespa apresentam similaridades. Para isso, apoiou-se nas idéias da Teoria Institucional. Foram analisadas missões de 130 empresas listadas na Bovespa, em que se buscou revelar fatores sócio-ambientais que possivelmente impactavam o isomorfismo de tais discursos corporativos, já amplamente evidenciado pela literatura. Usando a característica de tamanho para corroborar a semelhança entre as Declarações de Missão publicadas empresas que compuseram a análise, indicou haver relações causais entre aspectos ambientais e isomorfismo organizacional. Seus achados ratificam a hipótese subjacente de que quando organizações de um determinado ambiente dependem de fontes similares de recursos vitais e quando operam em meios onde há uma maior concentração de entidades com atributos estruturais semelhantes, mais isomórficas elas se tornam em práticas, políticas e procedimentos. Em suas entrelinhas, tal descoberta questiona a motivação do comportamento organizacional, indicando que organizações tendem a incorporar, em sua estrutura, práticas que funcionam como mitos, tidos como racionais e eficientes no ambiente em que se encontram inseridas.
Autores do Trabalho:

FÁBIO VIANA DE MOURA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)

CAROLINA VENTURINI MARCELINO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)

JOSÉ BERNARDO CORDEIRO FILHO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)

INDICADORES DE DESEMPENHO PARA HOSPITAIS: ANÁLISE A PARTIR DOS DADOS DIVULGADOS PARA O PÚBLICO EM GERAL
Dados do Trabalho:
Código: 518
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Análise de Demonstrações Contábeis
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
A escassa disponibilidade de recursos dos governos, bem como a competitividade e a pressão exercida pelos planos de saúde fazem com que os administradores de hospitais busquem ferramentas para auxiliar sua gestão, na intenção de reduzir os custos e aumentar a eficiência das organizações por eles geridas. A pesquisa descrita no presente trabalho teve como objetivo principal verificar quais indicadores de desempenho apresentados na literatura internacional podem ser calculados por meio das informações disponíveis no Banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e nas demonstrações contábeis publicadas pelos hospitais do Brasil. A partir da pesquisa realizada, foi possível verificar que existe uma extensa gama de indicadores que podem ser utilizados para a análise de desempenho de organizações hospitalares. Além disso, constatou-se que os hospitais da amostra divulgam a maioria das informações necessárias para o cálculo dos indicadores de desempenho econômico-financeiro. Por outro lado, observou-se certa dificuldade em se obter os dados para o cálculo dos indicadores de desempenho operacional. Presume-se que a pesquisa realizada, bem como estudos futuros, poderá auxiliar o desenvolvimento de um padrão de eficiência financeira e operacional desse tipo de organização.
Autores do Trabalho:

ANTÔNIO ARTUR DE SOUZA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

CYNTHIA OLIVEIRA LARA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

ANA PAULA TAVARES PONTELLO NEVES
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

DOUGLAS RAFAEL MOREIRA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

ESTUDO DE MODELOS DE INDICADORES FINANCEIROS E ECONÔMICOS NA ANÁLISE DE EVENTOS DE DEFAULT
Dados do Trabalho:
Código: 522
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Controladoria Governamental
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
Este trabalho tem como objetivo estudar o comportamento e tendência de indicadores financeiros e econômicos em empresas insolventes, no período antecedente aos seus eventos de default. Para tanto, foram analisadas as demonstrações contábeis (Balanços Patrimoniais e Demonstrações de Resultados de Exercícios) de empresas não financeiras listadas na BM&FBOVESPA, pertencentes a diversos setores econômicos. Foram calculados 52 indicadores financeiro-econômicos para cada empresa, dos quais foram extraídos os quocientes para calcular suas respectivas regressões lineares (utilizando o modelo Semilog de Tendência Linear). As regressões obtidas foram analisadas conforme parâmetros estatísticos preestabelecidos sendo que aquelas que não se enquadraram nestes parâmetros foram rejeitadas. Os modelos de regressão aceitos evidenciaram a variação de alguns indicadores em função do tempo demonstrando a possibilidade de se verificar a evolução de uma empresa para um quadro de insolvência no período antecedente aos eventos de default e que há indicadores mais adequados para a análise de cada macro setor. Os resultados obtidos também foram analisados levando-se em consideração os modelos de análise financeira (o Tradicional, o Dinâmico e o EVA). Ao analisar os valores absolutos dos modelos aceitos, notou-se que a maioria das regressões são relativas a indicadores que compõem o modelo de análise financeira Tradicional e em segundo lugar os indicadores que compõem o Modelo Dinâmico. Porém, ao fazer uma análise da proporção entre o número de modelos aceitos e o número de modelos gerados vê-se uma situação inversa em que se destacam as regressões relacionadas ao Modelo Dinâmico.
Autores do Trabalho:

POUERI DO CARMO MARIO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

CHRISTIIAN KARLA DO NASCIMENTO JUPETIPE
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

ANÁLISE DA CONFORMIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS FUNDAÇÕES PRIVADAS DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Dados do Trabalho:
Código: 549
Área Temática: Contabilidade para Usuários Externos
Tema: Contabilidade para Entidades do Terceiro Setor
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
O objetivo deste estudo é analisar a conformidade das demonstrações contábeis e das notas explicativas das fundações privadas de saúde do Estado de Santa Catarina, cadastradas no Ministério Público Estadual, relativas aos anos de 2006 a 2008 com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicáveis a entidades sem finalidade lucrativa. Com relação aos objetivos, esta pesquisa é classificada como exploratória. Quanto à abordagem do problema, possui aspectos qualitativos com predominância quantitativa. O procedimento técnico utilizado foi a pesquisa bibliográfica. A coleta de dados foi realizada através de coleta documental, sendo que os dados foram disponibilizados pelo Ministério Público de Santa Catarina e coletados da base de dados do software “Sistema de Cadastro de Prestações de Contas” (SICAP), programa utilizado pelas fundações para prestarem contas ao Ministério Público. Foram analisadas 13 (treze) fundações, das quais, através da aplicação de um “check-list”, verificou-se a conformidade de quatro demonstrações contábeis e das notas explicativas, chegando-se ao percentual de evidenciação de cada demonstrativo. Os resultados obtidos foram os seguintes: Balanço Patrimonial 71%; Demonstração das Mutações do Patrimônio Social 88%; Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos 77%; Demonstração do Superávit ou Déficit 55% e Nota Explicativa 39%. Palavras-chave: Terceiro Setor, Fundações, Evidenciação.
Autores do Trabalho:

LETÍCIA MEURER KRÜGER
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

DOUGLAS DA SILVEIRA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

JOSÉ ALONSO BORBA
(UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA)

Análise do Ambiente de Controle Interno nas Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina: Uma Investigação Alicerçada na perspectiva da Metodologia COSO (The Comitee Of Sponsoring Organizati
Dados do Trabalho:
Código: 569
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Tópicos Contemporâneos em Controladoria e Contabilidade Gerencial
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
O presente trabalho tem por objetivo investigar a qualidade do ambiente de controle interno nas cooperativas agropecuárias do estado de Santa Catarina. Caracterizada como uma pesquisa descritiva, a mesma foi realizada por meio de um levantamento ou survey, com abordagem qualitativa e quantitativa. O universo de pesquisa contemplou 53 cooperativas agropecuárias de Santa Catarina, tendo como amostra 30 questionários respondidos. A coleta de dados se deu no mês de julho de 2008, com a utilização de um questionário contemplando questões fechadas, as quais foram encaminhadas por email. As respostas foram tabuladas em planilhas eletrônicas, fazendo uso do software Sphinks, para análise dos dados. Por meio de estatística descritiva, utilizando-se de médias para inferências e associação de resultados, os dados foram trabalhados permitindo extrair considerações a respeito do estudo. Os resultados permitiram concluir que na percepção dos respondentes há boa qualidade no ambiente de controle, avaliado nesse estudo sob a perspectiva da metodologia COSO. Outrossim, é preciso ressalvar que o estudo permitiu identificar a necessidade de melhorias nos controles de gestão.
Autores do Trabalho:

ANTONIO MARIA DA SILVA CARPES
(UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA)

IEDA MARGARETE ORO
(UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA)

Um Estudo Sobre a Utilização da Contabilidade Gerencial Pelas Empresas Pertencentes ao Pólo de Confecção do Agreste Pernambucano
Dados do Trabalho:
Código: 572
Área Temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial
Tema: Contabilidade Gerencial
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
Este artigo teve como objetivo precípuo analisar até que ponto as empresas do pólo têxtil do agreste pernambucano no Brasil utilizam as informações da contabilidade gerencial (controle de custos e elaboração do fluxo de caixa) para alcançar o lucro desejado. Para a consecução do objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva que, suportada em pesquisa bibliográfica, permitiu descrever o ambiente de um conjunto de empresas, do setor têxtil de transformação na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE-Brasil. Os dados coletados foram analisados por meio da estatística descritiva e de forma complementar através da estatística não paramétrica. Utilizou-se como estratégia a pesquisa exploratória por meio da aplicação de questionários estruturados a uma amostra probabilística composta por 68 empresas localizadas na região foco deste estudo. O estudo concluiu que a maioria dos entrevistados utilizam as informações geradas pelo sistema de custos para a condução dos seus negócios e elaboram fluxos de caixa nas suas empresas. Contudo, estas informações não são levadas em conta no processo de formação de preços, na medida em que os gestores formam preços com base nas expectativas no mercado.
Autores do Trabalho:

FRANCINEIDE BORGES DE LIMA
(UNIVERSIDADE DE COIMBRA)

UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

SUÊNIA GRAZIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

ANA LÚCIA FONTES DE SOUZA VASCONCELOS
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Desenvolvimento de um sistema de credit scoring para uma Cooperativa de Crédito de Minas Gerais
Dados do Trabalho:
Código: 601
Área Temática: Mercados Financeiros, de Crédito e de Capitais
Tema: Gestão de Riscos
Resumo  do Trabalho
Resumo do Trabalho:
RESUMO Os modelos de Credit scoring são modelos empregados comumente por instituições financeiras e de crédito para a mensuração e previsão do risco de crédito, tendo uso consolidado no processo de concessão do mesmo. Este trabalho avaliou a possibilidade de aplicação de modelos de Credit Scoring em uma cooperativa de crédito de Minas Gerais. Para isso, foram coletados dados relativos a uma amostra de cooperados, os quais foram utilizados para desenvolver o modelo, com o uso de regressão logística (logit model). As principais dificuldades encontradas na realização deste trabalho decorreram dos dados do sistema computacional utilizado pela instituição, que é atualmente a única fonte das operações de crédito da instituição. Esse sistema não engloba alguns dados relevantes pela literatura consultada em modelos de Credit Scoring e consequentemente estes não puderam ser considerados neste estudo. Foi utilizada uma amostra aleatória para o grupo de solventes e uma amostra intencional (acessibilidade) para o grupo de insolventes. Após o processo de análise das variáveis, restaram dois modelos, que obtiveram um percentual de acerto de 89,2% e 85,8%, além de alta significância estatística para as variáveis inseridas. As principais variáveis dos modelos são: estado civil, tempo no último emprego, gênero, instituição empregadora e existência de aval, todas se comportando conforme a hipótese prevista.
Autores do Trabalho:

PRISCILA ALMEIDA DE MAGALHAES
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

POUERI DO CARMO MARIO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

 
Mais Artigos...
Parceiro
Compartilhe já !