Seminário Internacional de Informação de Custos no setor público

Teve inicio hoje (03/12/2009), no auditoria da ESAF, Brasilia, o Seminário Internacional Informação de Custos no Setor Público. O evento foi aberto pelo Dr. Nelson Machado, Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e teve a participação de representantes do Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral da União, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, além de representantes do mundo acadêmico constituido por Professores da UFPE e da UERJ,bem como da FGV e do Insituto Social Iris.

O seminário tem como objetivo promover o debate sobre mensuração de custos e destacar sua importância para a melhoria da qualidade do gasto no setor público, com vistas ao desenvolvimento do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal.

Como destaque, cabe mencionar a palestra do Professor Emérito de Gestão de Finanças Públicas da Universidade de Speyer, Alemanha, que tratou da Reforma da Contabilidade dos Governos Centrais da Europa, com especial referência à Contabilidade de Custos.

Na palestra o Professor Luder tratou dos estimulos para as reformas na contabilidade e orçamento do setor público, com destaque para questões relacionadas ao déficit e divida pública, à necessidade de melhoria da eficiência, bem como à necessidade de melhoria na transparência e apresentação justa das demonstrações geradas pelos Governos.

Também apresentou as conclusões de sua pesquisas sobre a aplicação da contabilidade de custos como módulo de um sistema sob o regime de competência indicando as seguintes experiências:

- Todos os governos que implementaram contabilidade pelo regime dee competência, implementaram também contabilidade de custos;

- Custos é suplemento comprovadamente útil para a contabilidade patrimonial;

- Beneficio completo demanda orçamento sob o regime de competência;

- Incentivo para os gestores utilizarem informação de custos devido à sua importância em decisões de natureza orçamentária.

 

Add comment


Security code
Refresh