Responsabilidade Social e Reputação Corporativa: Uma investigação sobre a percepção dos stakeholders numa concessionária de energia elétrica nordestina.
João Marcelo Alves Macêdo
Josimar Farias Cordeiro
Luiz Arthur Cavalcanti Pereira
José Francisco Ribeiro Filho
Umbelina Cravo Lagioia Torres
Jorge Expedito de Gusmão Lopes
RESUMO
O novo cenário, onde as organizações percebem a importância nas relações com diversos fatores que circunscrevem o seu ambiente, torna a figura do stakeholder um ponto-chave para essa interação entre organização e meio. O presente estudo procurou evidenciar a reputação corporativa, a partir da identidade, da imagem associada e da imagem desejada da Celpe, concessionária de energia elétrica nordestina, quanto aos aspectos da responsabilidade social corporativa, através das percepções dos stakeholders inseridos no contexto dessa companhia. Participaram da pesquisa usuários dos serviços da companhia pesquisada, representando a
imagem associada pela sociedade, e colaboradores da empresa. Foram identificados diversos aspectos sobre as práticas socialmente responsáveis promovidas pela organização e expostos, em questionários, para os dois grupos. Ao analisar os resultados verificou-se que a sociedade tem pouco conhecimento das ações sociais da Celpe, enquanto vários dos seus colaboradores conhecem tais ações. Ficou evidenciado ainda que estas ações têm sua visibilidade reduzida quando a prestação de serviços é falha. Entretanto, quando relacionados os diversos aspectos da responsabilidade social com a reputação corporativa da organização, os resultados trazem indícios de uma associação entre essas variáveis, para os dois grupos de participantes.
Palavras-chave: Responsabilidade Social; Reputação Corporativa; Concessionária Energia Elétrica